Obras na BR-158

Duplicação em fase de ajustes na Faixa de Rosário

A duplicação da BR-158, no trecho entre trevo da Avenida Walter Jobim e a BR-287, no Trevo dos Quarteis, está perto de ficar pronta. Mesmo com o trânsito liberado na chamada Faixa de Rosário desde julho, a obra ainda está em fase de conclusão, e alguns ajustes estão sendo feitos. A pista está sinalizada e liberada para o trânsito. Mas quem passa pelo local ainda vê máquinas e homens trabalhando.

O engenheiro João Carlos Tonetto, superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), não informou um prazo para conclusão total, mas trabalha com a possibilidade de terminar ainda este mês.
_ Agora, são ajustes em alguns detalhes, mas está em fase de conclusão. Os serviços que faltam podem ser concluídos em cerca de 15 dias _ explica Tonetto.

O engenheiro diz, ainda, que há detalhes de sinalização, como a colocação de tachões em alguns trechos e a colocação de gramas em alguns trechos dos canteiros. Além disso, há uma parte da rodovia em que estão sendo colocados tubos de esgoto que não estavam previstos inicialmente no projeto.
_ Quando vimos que havia um esgoto próximo, em uma rua, resolvemos canalizar o trecho. E ainda há coisas para fazer. A parada de ônibus em frente ao residencial Arco Verde, por exemplo, nós vamos aumentar um pouco a pedido dos moradores _ esclarece o engenheiro.

O que pode demorar mais tempo, sem prazo determinado, é a colocação da lombada eletrônica, em frente ao Arco Verde, que está fora do projeto.

Reforma desafogou o trânsito na região

Quem comemora a conclusão da duplicação são os motoristas, que lembram que, antes da obra, o trânsito no local era lento, especialmente pela manhã e a tardinha.
_ Melhorou 80%. Antes tinha muita tranqueira. Depois das 17h, só dava para andar a pé. Eu costumo andar de carro, meu filho tem uma van de transporte escolar, melhorou muita coisa _ elogia José Lara Antunes, 72 anos, aposentado que mora perto da rodovia.

O funcionário público Dirceu Tavares Saidelles, 60 anos, não mora na região, mas explica que trafega pela faixa toda a semana.
_ Antes, era horrível passar por aqui, especialmente no horário de pico, de manhã e no final da tarde. Começava a tranqueira lá em baixo, no trevo dos Quarteis, e ficava trancado até o final _ explica.

A Cotrel foi a empresa que ganhou a licitação para a reforma, no valor de R$ 5 milhões. A obra se iniciou em maio de 2013. Na época, a previsão era de conclusão em seis meses. Ajustes no projeto, como a inclusão da ciclovia e colocação de tubos atrasaram o término. A extensão da duplicação é de 1,4 km. A iluminação não está incluída. Outra licitação deve ser feita para isso.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Motociclista morre após colidir com veículo na BR-392 em Santa Maria

Próximo

Preso motorista flagrado em zigue-zague na BR-392, em Santa Maria

Geral